14/02/2014

VEREADORES DE RONDOLANDIA PROMOVEM INTERCAMBIO PARA OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Na manha do dia 11/02/2014 uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Rondolândia composta pelo vereador 1º Secretario Valdecir Monteiro Lima, vereadores: Lindomar Ferreira da Costa, Romilson da Luz Nogueira, Orlando Nunes Maciel e pequenos produtores rurais de Rondolândia das linhas 7, 4,6 e 5, Secretários Municipal de Agricultura Riva Machado e seu assessor,  Secretario Municipal de Meio Ambiente Moacir Soares, estiveram a convite do Secretário Municipal de Agricultura do município de Ministro Andreza em um intercambio de experiências exitosas coordenado pelo vereador Valdecir Monteiro Lima.

As experiências visitadas foram nas propriedades do Sr. José Maria França e Sr. Gilmar Carrara na Linha3. Segundo os produtores rurais de Rondolândiaos resultados do cultivo do café clonal tem trazido muitos benefícios para os produtores, por ser de retorno rápido na geração de renda, os quais ficaram contente e espera apoio da Prefeita Bethe Sabah e do Secretario Riva para incentivo da produção no munícipio de Rondolândia, falaram ainda que no munícipio de Rondolândia existe uma inciativa desta natureza no sitio do Sr. Domingos na linha 5, que porem não obtém assistência técnica necessária.

A outra propriedade visitadafoi a do Sr. Gilmar Monteiro onde puderam ver uma diversidade de hortifruticultura com produção de mamão, café, laranja, coco entre outras, tida pelo sitiante como uma das principais fontes de renda da família.

Segundo o vereador Lindomar uma das coisas que chamou sua atenção foi a criação de gado leiteiro do sitio do Sr. Gilmar Carrara, pois com 28 vacas tem uma produção de 250 litros de leite fazendo os remanejamentos adequados dos piquetes. Os outros produtores presentes no intercambio avaliaram a importância da atuação arrojada do Prefeito Neuri de Ministro Andreaza e do Secretario Municipal de Agricultura Jurandir Bravim que estimula e promove a agricultura familiar daquele munícipio, para proprietário dos sítios visitados este tipo de inciativa dos vereadores de Rondolândia motiva os pequenos agricultores familiares de Rondolândia e de Andreaza